O risco da Gripe "suína"


RIO DE JANEIRO (Da Redação Click21), 27 de abril - A doença que já matou até 149 pessoas no México e ameaça se espalhar pelo mundo não deveria ser chamada de "gripe suína", pois também contém componentes humanos e aviários, e até agora não se localizou nenhum porco afetado pelo vírus, disse a Organização Mundial da Saúde Animal.

VACINA E PREVENÇÃO

As atuais vacinas contra a gripe comum não impedirão a difusão da nova gripe suína pelo mundo, mas quem recebe a imunização anualmente pode acabar enfrentando sintomas mais leves.

A chamada gripe suína é uma variação do vírus H1N1, da "influenza", a gripe comum. Mutações do vírus circulam há anos na população humana e a atual vacina contra a gripe sazonal é feita para proteger apenas contra o H1N1.

RISCOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira a distribuir panfletos sobre a gripe suína nos principais aeroportos do país.

Em Minas Gerais, um casal desembarcou no aeroporto de Confins nesta segunda-feira proveniente do Panamá e foi encaminhado, por precaução, ao Hospital das Clínicas de Belo Horizonte para ser submetido a exames.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dádiva do Nilo.

Conheça o ecossistema de mangue